dor na coluna

Tontura e Dor na Coluna: Como Resolver?

Tontura e dor na coluna aflige inúmeras pessoas. Às vezes impossibilita de levar uma vida normal, sempre limitada. Por sorte, a medicina avança e já existem tratamentos que reduzem esse mal.

A tontura e dor na coluna tem origem na cervical ou pescoço. São ocasionadas por: artrite no pescoço ou artrose cervical.

Essa vertigem acompanhada pela dor, varia de pessoa para pessoa, e o diagnóstico preciso deve ser dado por um médico, evite se automedicar.

Para entender um pouco mais sobre a tontura e dor na coluna, é interessante conhecer um pouco mais sobre suas causas.

Artrose no pescoço relaciona a tontura e dor na coluna

Trata-se de um desgaste dos discos intervertebrais, que provoca a degeneração das articulações entre as vertebras e o pescoço, ocasionando em tontura e dor na coluna.

As dores terão como principais sintomas:

– Dor no pescoço

– Rigidez muscular

– Dormência

– Perda de equilíbrio

Normalmente pessoas afetadas pela artrose, têm forte dores atrás da cabeças e escutam um zumbido.

Quando procurar um médico?

O recomendado é que pessoas que sintam dores frequentes na cabeça, ou nas costas, procure um especialista. No caso de sentirem tontura e dor na coluna, é indicado principalmente para aqueles que:

– Tenham dores gradativas de cabeça, sempre piore;

– Apresentaram os sintomas após alguma lesão provocada por acidente

– As dores levem a náuseas e vômitos

– Tenham distúrbios visuais, como descida da pálpebra, visão turva e outros

– Tenha dores associadas a dor de garganta ou infecções respiratórias

– Dificuldade para falar ou engolir

– No caso de ser diagnosticado com problemas que levem a convulsões, perda de consciência ou transtornos mentais.

As pessoas que se encaixam nesse grupo, ao ir numa consulta o médico fará alguns testes para verificar se existe algum problema na cervical. Ele observará o quanto o paciente consegue movimentar o pescoço. Se o diagnóstico não for preciso, será prescrito exames como ultrassonografia, ressonância magnética ou radiografia.

Tratamentos Indicados para tontura e dor na coluna

Quem sofre com tontura e dor na coluna terá muitas opções de tratamento. Todas com muita eficácia. O especialista indicará o melhor após os exames realizados.

Os tratamentos consistem basicamente em:

1 – Medicamentos alopatas – geralmente são prescritos anti-inflamatórios.

2 – Fisioterapia – afim de corrigir posturas e trazer mais flexibilidade a região do pescoço. Pode ser por massagem terapêutica, correção de postura ou o método McKenzie.

3 – Quiropraxia e Osteopatia – a primeira ajuda o cérebro a receber os sinais corretos do pescoço. Já a segunda, trabalha nas causas da dor.

4 – Medicamentes naturais – usados tanto para beber quanto para massagens. Eles são uma opção para pessoas que evitam os remédios sintéticos. Muitas pessoas usam óleos essenciais para reduzir a tontura e dor na coluna.

5 – Exercícios físicos – é importante antes passar por uma avaliação médica. Mas, muitos exercícios, como treinos funcionais, por exemplo, ajudam a trabalhar equilíbrio e postura.

A ideia aqui é mostrar que a tontura e dor na coluna tem solução, não de criar um manual de cura. Todas as dicas aqui apresentadas só podem ser usadas após avaliação médica, lembre-se!

 

4.8/5 - (53 votes)

Deixe seu comentário