dor na coluna

Como Encontrar o Melhor Especialista em Coluna

O especialista em coluna será o responsável por te livrar das incômodas dores nas costas. Um profissional preparado, que indicará as técnicas mais adequadas para seus problemas.

Pessoas sedentárias que já passam da casa dos 30 certamente sentem o “peso da coluna”. Algumas se arriscam a prescrever o próprio tratamento, e muitas vezes agrava o problema.

Se a dor for crônica, procurar um especialista de coluna é o caminho recomendável. Nada de ir atrás de curas milagrosas. Um médico tem o conhecimento necessário para promover o tratamento.

É na ortopedia que encontrará especialista em coluna gabaritado. Esse ramo da ciência médica se dedica ao estudo e tratamento do sistema interlocomotor e da coluna vertebral. Outras áreas como fisioterapia ou traumatologia, trabalham diagnósticos mais distintos de dores na coluna.

E qual o momento certo para buscar auxilio? Vamos ver a seguir.

Momento de procurar um especialista em coluna

Como toda patologia médica, as dores nas costas podem ser simples incômodos, ou doenças crônicas. O diagnóstico preciso às vezes só será dado por meio de exames mais complexos.

Existem alguns pontos que podem ser considerados de risco, e caso se enquadre, siga logo a um especialista de coluna, listamos abaixo.

1 – Pessoas abaixo dos 20 anos ou acima dos 55 (que nunca tenham tido problema na coluna).

2 – No caso de graves lesões

3 – Dor insistente que nunca some

4 – Caso sinta dores nas costas e no peito

5 – Pessoas que utilizem por longo tempo medicação a base de corticoides

6 – Quem já foi diagnosticado com tumor cancerígeno

7 – Quem sinta dores nas costas com febre permanente, tremores ou sudorese

8 – Dor que limite o movimento de braços e pernas

9 – Pessoas que desenvolvam uma deformidade estrutural (curvatura na coluna)

10 – Dores nas costas que são vinculadas a perda de peso.

Novamente insistimos no equívoco que é se automedicar, ou de tentar realizar exercícios sem antes consultar um especialista de coluna para definir o tratamento certo.

Principais tratamentos para coluna

De acordo com seu diagnóstico, um especialista em coluna definirá o tratamento ideal. Eles podem ser alopatas (a partir da ingestão de medicamentos) e técnicas mais conservadoras, ou terapias pautas em processos inovadores.

Nas terapias mais modernas, o paciente é submetido a tratamentos eficazes que se iniciam num minucioso diagnóstico. Determinado a causa de sua dor na coluna, uma equipe multidisciplinar entrará em ação para tratar o mal.

Atualmente esse tipo de tratamento baseia-se em:

– Fisioterapia

– Terapia por onda de choque

– Pilates

– Procedimentos minimamente invasivos

Os procedimentos minimamente invasivos merecem destaque, pois tem apresentado excelente resultado na eliminação e na prevenção da dor na coluna. As vantagens desses é que o paciente já sai andando, não precisa de anestesia e não passa de 2 horas.

Os procedimentos minimamente invasivos tratam males como:

– Hérnia de disco

– Estenose espinhal

– Radiculopatia

– Espondilolistese

– Dor no quadril

– Artrose na coluna

– Fraturas vertebrais

Seguindo essas inovações técnicas, um médico especializado em coluna que se destaca é o Fisiatra Intervencionista. Profissional que realiza os procedimentos minimamente invasivos.

Lembre-se que suas insuportáveis dores nas costas devem ser tratadas por um especialista de coluna capacitado. Com ele terá o tratamento certo para seu problema.

 

4.8/5 - (28 votes)

Deixe seu comentário