dor na coluna

Dor e queimação na coluna – O que pode ser?

Dor e queimação na coluna são sintomas de que algo errado acontece com seu corpo. Simples lesões, ou doenças crônicas podem ser as causas. Vamos entender mais sobre o que acarreta a dor e queimação na coluna.

É quase improvável conhecer uma pessoa que não reclame de dores nas costas. Amigos ou parentes, certamente já comentaram uma noite mal dormida, ou a exaustão no fim do dia provocadas por dor e queimação na coluna.

A dor e queimação na coluna tem origens distintas, e quando diagnósticas cedo, o tratamento é eficaz.

Dor e queimação na coluna – sintomas

A dor e queimação na coluna é caracterizada pelos seguintes sintomas:

– Sensação de intenso calor em várias partes das costas

– Formigamento

– Dormência

– Coceiras

Todas essas alterações são acompanhadas por intensa dor na coluna.

Causas da dor e queimação na coluna

As patologias na coluna são várias, e outros doenças internas podem provocar dores fortes nas costas. Mas, quando são vinculadas a queimação, as principais causas são:

– Dores ligamentares – causadas por problemas nos ligamentos que estão presentes, e no caso das costas, que ligam o quadril aos ombros. Quando acumula-se toxinas nos ligamentos, surge a sensação de dormência e formigamento. Essas dores se concentram nas omoplatas e na região lombar.

– Fadiga muscular – quando se exagera nos exercícios físicos, ou se realiza tarefas fora do habitual, tem-se a fadiga muscular. No caso das dores e queimações nas costas, isso acontece devido a acumulação de ácido lático no tecido muscular. É o responsável pela sensação de queimação.

O ácido lático é absorvido e eliminado naturalmente pelo corpo, porém, quando produzido de forma excessiva, o processo de exclusão desta substância é mais lento, e por isso causa o ardor.

Inicialmente é uma sua ação é temporária. Mas, se o problema for intenso é necessário ir ao médico, e verificar com mais cuidado o distúrbio.

Tratamentos e prevenção para dor e queimação na coluna

Para dor e queimação na coluna não se recomenda nenhum tipo de medicação. O tratamento mais indicado é a osteopatia. Especialidade terapêutica que ajuda o corpo a produzir suas defesas. Baseia-se no equilíbrio entre condições do ambiente e uma alimentação balanceada.

A osteopatia por meio de manipulação das articulações, eliminam o estresse nos músculos, e fazem com que o corpo volte a trabalhar normalmente.

Os medicamentos não são eficientes, pois esse tipo de dor é mecânica, não é fisiológica. Os tratamentos químicos não fazem efeito. Sobre o motivo, ainda faltam estudos conclusivos.

Algumas atitudes preventivas ajudarão a combater essas dores, são elas:

– Durante qualquer exercício físico, hidrata-se bem;

– Seja regular nas atividades físicas, e não mude abruptamente suas séries;

– Leve a sério seus alongamentos;

– Caso a sensação de queimor nas costas apareça, diminua o ritmo de seus exercícios;

– Trabalhe sua respiração, pois favorece o caminho do oxigênio ao tecido muscular, minimizando a atuação do ácido lático;

Essas dicas te ajudarão a minimizar a dor e queimação na coluna. Porém, não deixe de consultar o médico, caso o problema persista. Evite se automedicar, pois poderá piorar o seu quadro de saúde.

3.7/5 - (4 votes)

Deixe seu comentário