dor na coluna

Saiba como evitar dores na coluna

Quantas pessoas não se perguntam como evitar dores na coluna? Certamente milhões. As dores nas costas são terríveis, e atrapalham as pessoas a realizarem movimentos simples. Nesse texto vamos te explicar como evitar dores na coluna, e conseguir viver melhor.

Uma estatística brasileira aponta que mais de 6 milhões de habitantes sofrem de hérnia de disco. Número assustado? Sim. Pior é a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que projeta mais de 80% da população mundial terá sofrido algum tipo de problema na coluna.

Porém, com o advento da tecnologia, e avanços no estudo da medicina, a pergunta como evitar dores na coluna, tem cada vez mais respostas. Vamos conhecê-las?

Antes de saber como evitar dores na coluna, saiba quais são as principais causas 

As dores na coluna têm origens bem conhecidas pelos especialistas, e diagnosticando é bem mais fácil de prevenir novas crises e trata-las. E aqui já fazemos nosso primeiro alerta: qualquer dor na coluna que se mantenha por dias consecutivos, deve-se procurar um médico. Vejamos as principais causas de dores na coluna:

# Postura incorreta – disparada a maior responsável por problemas na coluna atualmente. A falta de disciplina postural acarreta em problemas sérios nas vertebras, por exemplo. Situações rotineiras

# Lesões na coluna ou musculares – por diferentes formas podemos ferir nossa coluna, e nem nos damos conta. As dores provenientes de lesões são bem intensas, e podem causar inflamações.

# Doenças na coluna – hérnia de disco é a mais conhecida, porém, a coluna vertebral é atingida por patologia ósseas bem graves, e tem as dores como sintomas.

# Malformação – muitas pessoas carregam problemas na coluna desde o útero. Deformações que podem ser genéticas, provocam desde a infância problemas como escoliose e cifose.

Como evitar dores na coluna – protegendo a musculatura

Atualmente os especialistas em coluna tendem a receitar a seus pacientes um fortalecimento da musculatura que a envolve. Assim, a coluna vertebral sofre menos impactos das atividades diárias. A partir da realização de exercícios físicos focados nisso.

Soma-se a essa nova vertente, a possibilidade de afastar os riscos do sedentarismo, outro grande responsável por patologias no corpo, e, por conseguinte, na coluna.

Porém, essa melhora nos músculos, deve ser associada a novos hábitos. Somente exercícios, não serão suficientes, se não damos a devida atenção a detalhes como: calçados, bolsas, cadeiras, etc.

Nem nos damos conta, por exemplo, o quanto realizamos tarefas simples da forma errada. Para se entender como evitar dores na coluna, uma pequena lista de perguntas ajudará, são elas:

1 – Quais movimentos faço para me deitar e levantar da cama?

2 – Qual posição durmo diariamente?

3 – Qual minha relação com o celular: ando na rua curvando olhando e enviado mensagens?

4 – Qual a minha posição sentando ao volante?

Cenas corriqueiras que precisam ser trabalhadas em paralelo as atividades de fortalecimento muscular.

Como evitar dores na coluna – recomendações

É comum ouvi pessoas falarem que estão dispostas a tudo para aprender como evitar dores na coluna. Daí passam a se automedicar, ou realizar terapias sem recomendação médica. Não faça isso. O máximo que conseguirá é piorar seu problema.

A melhor resposta para pergunta como evitar dores na coluna, é sem dúvida rever muitos de seus costumes. Vimos o quanto coisas simples influenciam nas terríveis dores na coluna. Portanto, cuide-se que as dores sumirão.

Saiba como evitar dores na coluna
Avalie este Artigo!

Deixe seu comentário