dor na coluna

Tratamentos para Dor nas Costas

Dor nas costas é o motivo que mais afasta trabalhadores dos seus empregos no Brasil. Em 2016, 116.371 pessoas se ausentaram do emprego por no mínimo duas semanas em razão de doenças relacionadas a Dor nas Costas, segundo o ranking de auxílios-doença concedidos pelo INSS.

O problema atinge mais de 80% da população no mundo inteiro, segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde – OMS.

No meu consultório chegam dezenas de pacientes todos os meses procurando tratamentos para dor nas costas. Todos os dias ajudo pessoas a se livrar dessas dores e com isso ter maior qualidade de vida em todos os aspectos.

Se você é Fisioterapeura que quer entender quais são os melhores tratamentos para dor nas costas e assim poder ajudar seus pacientes que sofrem com dores terríveis na coluna, ou se você está com dor nas costas e não consegue ter a qualidade de vida que tanto gostaria por causa disso, não se preocupe, eu te entendo perfeitamente!

Sei exatamente o que você está passando. Muitas pessoas também passam pelo mesmo problema. Nesse artigo vou falar justamente sobre isso com você.

Os principais motivos que causam dor nas costas e trazem tantos problemas para a vida dessas das pessoas são:

1- Má postura durante o trabalho

2- Corpo acima do peso

3- Falta de Atividade Física

4- Hérnia de Disco

5- Problemas nos Rins

6- Osteoporose

7- Lesões Desportivas

Se você se encaixa em alguns dos motivos citados acima, não se preocupe. EXISTE SOLUÇÃO para todos eles! Esse é justamente o meu trabalho, mostrar para as pessoas os melhores tratamentos para as dor na coluna.

Muitos pacientes meus já conseguiram superar esse problema, você também pode. Não é difícil. Vou te falar sobre 4 tipos de tratamentos que utilizo nos meus Pacientes, direto ao ponto que podem prevenir ou curar suas dores.

Se você quer mesmo descobrir quais sãos os 4 tipos de tratamentos mais indicados para RESOLVER de uma vez por todas suas Dores nas Costas, leia este artigo até o final.

1- Técnicas de Correção Postural como Tratamento para Dor nas Costas

Em meu consultório utilizo técnicas de correção de postura que são importantíssimas para a melhora e prevenção de muitos tipos de dores. Para você entender melhor vou falar sobre cada uma delas:

  • Mastery in Advanced Posturology

O Mastery in Advanced Posturology é o método criado por mim, o mais completo de correção postural da atualidade.

Ele permite que fisioterapeuta aplique ferramentas clínicas poderosíssimas, avaliando e tratando a dor em todos os sentidos da postura.

As técnicas e ferramentas existentes no Mastery in Advanced Posturology, podem ser aplicadas no tratamento para dor nas costas e também em patologias como:

problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumato-ortopédicos, faciais, de equilíbrio, da ATM, respiratórios e esportivos.

São tratamentos para dor nas costas utilizados por mim focados em corrigir a má postura dos pacientes. É um novo nível no tratamento postural por juntar diferentes abordagens, potencializando o efeito de cada uma delas.

São técnicas práticas e objetivas, totalmente embasadas na ciência e com aplicações clínicas imediatas.

  • RPG

A Reeducação Postural Global (RPG), é um método de alongamento das cadeias musculares, que revolucionou o tratamento da postura. E baseado na individualidade de cada paciente, na Causalidade dos problemas e também no tratamento do corpo como um todo. A RPG pode ser aplicada em patologias como:

– Problemas morfológicos

– Problemas posturais

– Lesões Articulares

– Patologias Reumáticas

– Seqüelas Neurológicas Espasticas

– Problemas Traumáticos

– Doenças Respiratórias

  • Antiginástica

A Antiginástica é uma técnica incrível que te permite conhecer seu corpo e criar um equilíbrio dentro dele.

A Antiginástica conta com 3 fases: a primeira se consiste em um teste no qual você acha tudo o que te limita e te impede de fazer algum momento. A segunda fase é uma continuação de movimentos que lhe dão a oportunidade de conhecer seus nós musculares.

Por último, lentamente você vai desfazer o emaranhado do seu corpo.

Essas 3 fases são desenvolvidas em cada sessão, em razão de você poder colocar em prática quantas vezes desejar. É uma ótima técnica de tratamento para dor na coluna.

  • Método Mezieres

O Método Mezieres é um método que abrange uma postura global do corpo. Ele trabalha os músculos em conjunto, da cabeça aos pés, ao mesmo tempo. Neste método, os desvios posturais são tratados visando as abordagens das cadeias para se corrigir as compensações.

  • GDS

O Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares atua na prevenção, no tratamento para dor nas costas e na manutenção da boa organização corporal. Seu objetivo é desfazer a prisão muscular para que o corpo possa encontrar novamente a liberdade de movimentos e de expressão.

2- Técnicas de Manipulação Vertebral para Tratamento de Dor nas Costas

As Manobras de manipulação vertebral, quiropráxicas ou osteopáticas são excelentes para problemas agudos e ajudam na preparação para o trabalho postural.

Aqui em meu consultório nós trabalhamos com as melhores técnicas de Manipulação Vertebral do MUNDO, como:

  • Quiropraxía

A Quiropraxía é um tratamento para dor nas costas realizado com as mãos que tem função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético.

O Tratamento para coluna com Quiropraxiaa é eficaz para diferentes tipos de dores, como por exemplo:

Dores nas costas

Dores no pescoço

Dores na pelve

Dores nos ombros

Dores no ciático

Dores no braço

Dores no quadril

Dores de cabeça

  • Osteopatia

A Osteopatia atua com técnicas manuais, tratando por meio de das mãos as disfunções somáticas e estruturais do corpo. O propósito é recompor a mobilidade perdida e permitir o equilíbrio de todo o sistema,

A Osteopatia pode ser aplicada nos seguintes casos:

– Disfunções coluna vertebral

– Disfunções articulares

– Disfunções músculo-esqueléticas

– Disfunções da esfera craniana

– ATM, acufenos (zumbidos), sinusite

– Disfunções viscerais

– Transtornos digestivos, circulatórios e respiratórios

– Estados de Tensão

– Dores no Membro Superior

3- Técnicas de Exercícios Terapêuticos

As técnicas de exercícios terapêuticos são inúmeras, e incluem Yoga, Pilates, Tai Chi, Chi Kung, Dynamical Balance, Estabilização Segmentar, entre muitas outras. Vou pincelar abaixo as principais que utilizo bastante com meus pacientes e sempre trouxeram resultados INCRÍVEIS!

  • Yoga

A prática do Yoga pode promover alívio da dor nas costas, aumento de força, resistência e flexibilidade, equilíbrio, bem como o relaxamento.

  • Pilates

O exercícios de Pilates também são indicados para pessoas que precisam de tratamento para dor nas costas, mas não devem ser realizados durante a dor, mas como forma de tratamento para evitar o retorno da dor nas costas.

  • Tai chi

O Tai Chi pode ajudar a melhorar a postura, reduzir a degeneração da coluna vertebral, manter a flexibilidade das articulações, melhorar o equilíbrio, e aumentar a força e estabilidade na região lombar e por consequência melhorar a dor nas costas.

  • Chi Kung

O Chi Kung pode ter um efeito profundo no tratamento para dores nas costas derivados de posturas incorretas. Praticado várias vezes ao dia torna-se um exercício indispensável.

  • Dynamical Balance

O Dynamical Balance tem o objetivo de trazer mais alinhamento para os padrões de movimentos que as pessoas têm no dia a dia e nem percebem. Basicamente, com esta técnica nós trazemos mais hamônia e um menor gasto energético para a movimentação do paciente.

  • Estabilização Segmentar

Os Exercícios de Estabilização Segmentar atuam na reeducação dos músculos, sendo eficazes para reduzir a dor nas costas, a incapacidade e melhorar a estabilização vertebral da região lombo-pélvica.

4- Técnicas de Exercícios Terapêuticos

Técnicas de Manobras Miofasciais trazem resultados muito rápidos para o tratamento da dor nas costas. As técnicas essenciais que utilizo nos meus pacientes são:

  • Terapia de Pontos Gatilhos

A Terapia de Pontos Gatilhos atua nos nós de tensão acentuada que causam dor referida em outras partes do corpo, também chamado de “Pontos Gatilhos”. Sabe aquela “bolinha” ou aquele nódulo que sentimos ao apalpar as costas ou ombros? Isto é denominado pontos-gatilho, ou seja, é um foco de irritação excessiva em um tecido que, quando comprimido, torna-se sensível.

A Terapia de Pontos Gatilhos basicamente atua nesses pontos de tensão dentro do tratamento para dor nas costas.

  • Agulhamento a Seco

A Terapia de Pontos Gatilhos basicamente atua nesses pontos de tensão para resolver a dor nas costas.

  • Rolfing

Rolfing é uma técnica inovadora de reestruturação do corpo que possui por propósito estruturar a postura e amenizar dor nas costas e tensões do sistema muscular e esquelético.

É uma técnica baseada na manipulação dos músculos, dos ligamentos e tendões, que são chamados de “tecidos moles” do corpo.

Conclusão sobre os Tratamentos para dor nas costas

Bom, depois de te apresentar todas as principais técnicas que utilizado em dezenas de pacientes todos os meses, você pode estar se perguntando: “Certo Joe, achei muito bom, mas entre todas as técnicas, quais são as mais utilizadas por você?”.

Sendo bem objetivo agora, vou te dizer quais são as técnicas que mais utilizado para ajudar meus pacientes:

1- Técnicas de Correção Postural: Mastery in Advanced Posturology

2- Técnicas de Manobras Musculares e Fasciais: Terapia de Pontos Gatilhos e Terapia Manual Miofascial

3- Técnicas de Manipulação Vertebral: Quiropraxia e Osteopatia ou a Manipulação Articular Avançada (MAA)

Se você é Fisioterapeuta, eu te indico fortemente dominar essas 3 técnicas, pois você irá precisar muito delas no seu dia a dia.

Caso você seja um paciente com dor nas costas, busque por profissionais que possam te oferecer esses tratamentos, tenho que certeza que eles poderão resolver o seu problema!

E ai, gostou dessas dicas? Fico feliz em poder te ajudar!

Para saber mais informações sobre como se especializar nas técnicas que te mostrei no artigo, clique aqui e entre em contato com o Doutor da Coluna.

Está sofrendo com dores e precisa de tratamento para dor nas costas? clique aqui para agendarmos uma consulta!

Um grande abraço e até a próxima!

 

4.8/5 - (23 votes)

Deixe seu comentário