dor na coluna

A Hérnia de Disco tem cura SIM!

Um número pessoas com hérnia de disco lombar no mundo é cada vez maior. Muitas delas acham que a hérnia de disco não tem  cura e que vão precisar conviver com isto o resto da vida. Porém,  isso não é verdade, hérnia de disco tem cura e é sobre isso que vou falar longo deste artigo.

Mas antes, precisamos entender o que é a hérnia de disco lombar e quais são os seus sintomas.

A hérnia de disco é um deslizamento do disco intervertebral no final da coluna mais freqüente no espaço entre L5 e S1.

Os sinais da hérnia de disco lombar podem ser:

1- Dor nas costas, no final da coluna, que pode irradiar para a parte

de trás ou da frente de uma das pernas.

2- Dificuldade para se movimentar

3- Adormecimento, queimação ou formigação nas costas, nádegas ou pernas

4- A dor pode ser frequente ou agravar ao realizar movimentos

O diagnóstico de hérnia de disco lombar

Antes de entender porque a hérnia de disco tem cura, precisamos falar um pouco sobre o seu diagnóstico.

O diagnóstico da hérnia de disco pode ser realizado com base nos sintomas apresentados e em exames como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, solicitados pelo médico ortopedista, o neurocirurgião ou profissional em coluna e causas de hérnia de disco lombar.

As causas da hérnia de disco lombar podem estar relacionadas com modificações estruturais na coluna em consequência de acidentes por causa de uma má postura no levantamento de peso por exemplo.

A fundamental causa para o progresso de uma hérnia discal é o desgaste progressivo do disco intervertebral, que se encontram entre cada uma das vértebras da coluna.

Além do mais as hérnias e disco também são mais frequentes em trabalhadores que precisam levantar objetos pesados constantemente.

Desta maneira para evitar ficar com uma hérnia de disco é recomendado pegar objetos pesados dobrando as pernas para dividir o peso impedindo que seja aplicado em sua grande maioria na coluna vertebral.

Tratamento para hérnia de disco em busca da cura

O tratamento para hérnia de disco em busca da cura pode ser realizado com o consumo de remédios , sessões de fisioterapia e nos casos mais graves uma intervenção cirúrgica.

O tempo de tratamento varia de indivíduo para indivíduo de acordo com os sintomas apresentados e da sua rotina diária de fisioterapia

A fisioterapia para hérnia de disco lombar ajuda a amenizar sintomas produzidos pela doença e a restabelecer os movimentos.

O tratamento pode ser executado todos os dias ou ao menos 3 vezes por semana.Podem ser usados aparelhos para moderar a dor e a inflamação, e exercícios para reforçar os músculos das costas e da região abdominal recomendados pelo fisioterapeuta.

Além do mais pode-se recorrer a Osteopatia uma vez por semana por exemplo com um fisioterapeuta especializado.

Dependendo do estado de saúde do paciente pode-se fazer alguns exercícios de pilates e de reeducação postural global (RPG) sob observação.

Principais objetivos do tratamento para cura da hérnia de disco

O principal objetivo do tratamento para cada paciente é ajudar a aliviar a dor e outros sintomas resultantes da hérnia de disco . Para atingir esse objetivo, o plano de tratamento de cada paciente deve ser individualizado com base na fonte da dor, na gravidade da dor e nos sintomas específicos que o paciente exibe.

Em geral, os pacientes geralmente são aconselhados a começar com um curso de cuidados conservadores (não cirúrgicos) antes de considerar a cirurgia da coluna para uma hérnia de disco. Considerando que isso é verdade em geral, para alguns pacientes, a intervenção cirúrgica precoce é benéfica. Por exemplo, quando um paciente tem fraqueza maior progressiva nos braços ou pernas devido à pitada de raiz nervosa de uma hérnia de disco, ter uma cirurgia mais cedo pode parar qualquer progressão neurológica e criar um ótimo ambiente de cura para que o nervo se recupere. Nesses casos, sem intervenção cirúrgica, pode ocorrer perda de nervo e o dano pode ser permanente.

Existem também algumas condições relativamente raras que requerem intervenção cirúrgica imediata. Por exemplo, a síndrome da cauda equina , que geralmente é marcada por fraqueza progressiva nas pernas e / ou disfunção súbita do intestino ou da bexiga, exige cuidados médicos imediatos e cirurgia.

Musculação para Hérnia de Disco Lombar

Treinos de Musculação são contra-indicados na maior parte dos casos. Os treinos de musculação geralmente só podem ser realizados no momento em que não há nenhum sintoma de Hérnia de Disco Lombar e sob indicação médica ou observação do educador físico.

Intervenção Cirúrgica Para cura da Hérnia de Disco

Pode ser feita com laser ou através da aberta da coluna. A intervenção cirúrgica é delicada e é indicada apenas após quando as outras formas de tratamento não foram o eficazes para curar a hérnia de disco lombar.

Os riscos da cirurgia inclui o agravamento dos sintomas poR causa das cicatrizes que se formam comprimindo o nervo ciático e portanto esta não é a primeira alternativa de tratamento.

A recuperação ao longo do pós-operatório é demorada e o paciente deverá continuar em repouso nos primeiros dias evitando fazer esforços.

A fisioterapia para hérnia de disco lombar geralmente inicia depois de 15 a 20 dias da intervenção cirúrgica.

Hérnia de Disco Lombar tem Cura

Como vimos ao longo do artigo, a hérnia de disco tem cura SIM, mas não em todos os casos, visto que depende de elementos como o nível da lesão, idade e tratamento.

Procure um bom especialista em coluna para identificar com precisão qual é o seu caso de hérnia de disco.

Em alguns casos a hérnia de disco não é curada porém os sintomas desaparecem e o indivíduo pode seguir uma vida comum.

Dependendo da gravidade da hérnia de disco lombar e da profissão do paciente, ele poderá conseguir se aposentar por invalidez.

Gostou das informações? Se você gostou do texto compartilhe com seus amigos.

O acompanhamento de um profissional da área de saúde é essencial para o tratamento e cura da hérnia de disco lombar .

 

4.8/5 - (29 votes)

Deixe seu comentário