dor na coluna

Dores no Pescoço – Causa e Sintomas mais Comuns?

Dores no pescoço: existe algo mais incômodo? Quase todos as pessoas são acometidas por essa desagradável sensação. Mas, quais são as causas? E como tratar os sintomas? Vejamos a seguir.

O pescoço é responsável por manter a cabeça ligada ao corpo. Parece redundante, mas essa tarefa é extenuante e uma das principais causas das dores no pescoço.

A estrutura que forma o pescoço e que interliga cabeça e corpo, é composta por ossos, articulações, nervos, músculos, tendões e ligamentos. O pescoço é responsável por sustentar o peso da cabeça (em média 5 kg), e realizar seus movimentos.

O vínculo entre o pescoço e a coluna vertebral, também mostra o quanto é desgastante (para ele) o tal trabalho. As vertebras cervicais são estruturas similares a amortecedores, a redução de sua capacidade pode ser um dos motivos das dores no pescoço.

Dores no Pescoço – A hora de ir ao médico

Deve se procurar um médico para verificar suas dores no pescoço quando:

– Lesão séria no pescoço

– Intensa dores nas costas e no pescoço

– Quando as dores influenciarem outras funções do corpo, como distúrbios urinários e intestinais

– Ao sentir dormência ou formigamento

– Fraqueza nos membros (braço e pernas)

– Rigidez no pescoço acompanhada de febre e dor de cabeça (corra ao médico, este é um sintoma de meningite).

Evite se automedicar nesse caso que foram citados. O seu problema pode se agravar. Como vimo, o pescoço é uma área complexa do corpo, apenas especialistas estarão aptos para realizar o diagnóstico.

Principais sintomas das Dores no Pescoço

Para diagnosticar possíveis problemas na região do pescoço, é importante saber quais são as formas que os sintomas se apresentam. Assim, ficará mais fácil explicar ao médico suas dores. Listamos alguns desses.

1 – Espasmo muscular – contrações esporádicas dos músculos que compõe o pescoço. Comumente é chamado de torcicolo.

2 – Dor muscular – pontos do pescoço ficam doloridos, ou apenas um lado.

3 – Rigidez – impedirá o movimento do pescoço, causando dores.

4 – Dores de cabeça – trata-se de dores constantes, não aguda.

5 – Amplitude de movimento reduzida – sua cabeça ficará com limitação para virar aos lados, ou ir para frente para trás.

Lembre-se: sentiu alguma dessas formas de dores no pescoço, procure um médico.

E quais são as causas?

Todo sintoma tem uma origem, e em cima disto o médico irá propor um tratamento. Vejamos as principais causas da dor no pescoço:

– Estirão

– Tensão muscular

– Doença degenerativa do disco

– Hérnia de disco

– Espondilose cervical

– Estenose do canal cervical

Diagnosticando de forma segura

Sentiu algum daqueles sintomas das dores no pescoço, e chegou ao médico? Pronto, ele fará os testes ou exames seguros para diagnosticar a causa de suas dores.

Dependendo da magnitude da dor ele indicará raio X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para verificar se existe lesão no pescoço ou coluna.

Caso seja necessário, teste de eletromiografia (EMG) pode ser solicitado. Consiste em avaliar a atividade elétrica dos nervos interligados ao pescoço.

Cuide de sua saúde, realize práticas que preservem seu bem-estar. Não deixe que dores no pescoço atrapalhem sua vida, procure um médico.

 

4.7/5 - (44 votes)

Deixe seu comentário